terça-feira, 10 de abril de 2012

Uma ciclovia quase pronta para os moradores de Camobi

A construção da ciclovia da avenida Roraima está em processo final. Ela vai do posto de Bombeiros, no trevo da BR 287, até a entrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A via tem 645 metros de extensão. A inauguração estava prevista para o mês de março, mas está atrasada há quase 15 dias.

O projeto é fiscalizado pela Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSM. Segundo o pró-reitor Valmir Brondani, se o número de usuários for satisfatório, há possibilidade de estender a obra para dentro do campus. A construção de uma ciclovia deverá tornar o trajeto mais seguro.

A ciclovia da Federal, como é conhecida, não é a primeira de Santa Maria. A via pavimentada localiza-se no Bairro Boi Morto. Ela é uma iniciativa do Exército Brasileiro e tem 25 Km de extensão. Lá é realizado o Portal Aventura, um projeto que estimula os esportes radicais.

Ambas iniciativas são do Governo Federal e não há expectativa de aplicação para o município. O secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Pasini, explica que não há projetos semelhantes para a cidade. “As ruas não são propícias para este tipo de construção”, ele afirma.

“Todos os dias sou motorista, ciclista e pedestre. Não vejo a falta de espaço como principal problema, para mim o pior é a falta de respeito” comenta o radialista Fabiano Oliveira. Ele aprova a construção de ciclovias, mas acha que antes é necessário educar as pessoas.

  Por Anarayna Barreto Goerch   

Nenhum comentário:

Postar um comentário